Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da capoeira para crianças: vantagens da prática vão além do corpo


Brincar de aprender ou aprender brincando? A ordem dos fatores não altera o resultado. Sabemos que a capoeira (uma vertente da cultura corporal de movimento que se manifesta por meio da dança, da luta e da música sem assumir efetivamente nenhuma dessas características isoladamente, mas todas ao mesmo tempo), no contexto pedagógico, é um meio de facilitação no processo de aprendizagem das crianças.

Em se tratando dos benefícios da capoeira, ela é um verdadeiro "achado" para papais e mamães de plantão — uma vez que contribui diretamente para o desenvolvimento infantil, estimulando, assim, as capacidades de percepção e memória nos pequenos. Psicologicamente falando, ela trabalha também a parte do emocional que não conseguimos externar.

O aumento da coragem de aceitar desafios, o estímulo da capacidade intelectual, o desestímulo da timidez e a transmissão de valores morais, estão entre as vantagens que a prática oferece para os capoeiristas mirins. Outro ponto de destaque é a não violência pregada pela capoeira — ela nos ensina que a agressão não leva a nada.

Idade não é um problema, já que a capoeiragem atende a todos os públicos e faixas etárias. Há escolas, inclusive, que a transformaram em uma disciplina pedagógica. Como toda atividade, as aulas começam pelo básico: movimentos mais leves que desenvolvem a flexibilidade.

A arte da capoeira Thiago Dutra – popularmente conhecido como Contra Mestre “Lagartixa” – domina. Ele tinha apenas seis anos de idade quando começou a treinar capoeira. O menino cresceu e se tornou um educador popular. À frente da capoeira no projeto social Kombo Arte Afro, “Lagartixa” faz um trabalho de resgate de crianças e adolescentes em situação de risco social. Ele considera que a prática promove a inclusão social e gera, portanto, um impacto positivo na vida desses jovens, tanto individual como social.

Vale lembrar também que a capoeira foi, enfim, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso fez com que as escolas de ensino infantil e fundamental abrissem as portas dos ginásios e das salas de aula para recebê-la.

por Proativa Comunicação
redação: Nayara Sousa