Pular para o conteúdo principal

Dança-afro

Oficineira
As aulas de dança-afro na Vila Estrutural e Vila Telebrasília são Ministradas pela Contra-mestre de Capoeira Suelen Saboia. Além de capoeirista, Suellen tem inúmera experiências em danças culturais regionais e dança-afro. 


Monitor
Cleiber Lopes 

Metodologia  de Ensino

Ensinar a dança afro brasileira, suas manifestações e estilos.  O processo de ensino da dança será baseado na criatividade, ludicidade e  expressão, procurando desenvolver  movimentos das principais danças desenvolvidas no Brasil pelos afro descendentes, como o samba de roda,  o maculelê, etc. E  com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento integral dos aprendizes e construindo relações de equidade e cooperação entre aluno- aluno e aluno-professor e possibilitando ao aluno contato mais afetivo com a expressão da criatividade através de movimentos dando a oportunidade de humanização frente aos problemas enfrentados na sociedade.
Detalhamento:

- Prática: princípios do movimento respiração, equilíbrio, apoios e dinâmica postural, aulas de alongamento, movimentos livres para conhecimento do corpo, iniciação aos movimentos das danças Afro Brasileiras;

- Teoria: palestras e apresentação de vídeos. Momento onde se permite a reflexão e a contextualização do que esta se aprendendo onde o professor irá estabelecer correlação ao panorama social, político e histórico cultural;

- Ensaios para as apresentações de encerramento da oficina: proporcionando um grande envolvimento em termos de motivação e dedicação aos estudos que também aumentam consideravelmente devido à escolha e a construção das coreografias.