Pular para o conteúdo principal

O Projeto

Projeto KOMBO ARTE AFRO


A Constituição reconhece que o patrimônio cultural do povo brasileiro é ingrediente de sua identidade e da diversidade cultural, podendo também se tornar importante fator de desenvolvimento sustentado, de promoção do bem-estar social, de participação e de cidadania. O projeto Kombo Arte Afro vem oferecer um conjunto de oficinas que têm a cultura afro-brasileira como foco, visando homenagear afrodescêndencia do povo brasileiro. Neste projeto se considera a cultura afro-brasileira como o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. O projeto consiste na realização de oficinas culturais de ritmos tradicionais afro-brasileiros com canto, percussão e confecção de instrumentos de materiais reciclados, Dança Afro e Artesanato com motivos Afros-brasileiros utilizando materiais de baixo custo e materiais reciclados. 

A Dança Afro-Brasileira é a dança com característica africana, trazida com os escravos negros do continente africano, mesclando com danças indígenas, européias em terras brasileiras. A dança afro-brasileira é, ao mesmo tempo, rústica, agressiva, fervorosa e expressiva, estruturada sobre o próprio corpo humano, sua movimentação é natural e espontânea e caracteriza-se, portanto, pela descontração e espontaneidade pessoal e individual do praticante, sem compromisso com técnica ou estilo e sim com sentimento que o move, características relevantes para as oficinas com os alunos. 


A Música Percussiva Afro-Brasileira ocupa nos dias de hoje um lugar de destaque na cultura brasileira, sendo um dos principais símbolos culturais do país. A música percussiva Afro-Brasileira se estabelece como um fenômeno cultural que atravessa diferentes meios sociais, políticos e estéticos. 

O Artesanato Afro-Brasileiro representa a cultura dos povos brasileiro e africano, é difundido em todos os lugares, fomentando a valorização dessa genuína forma de expressão. Pessoas e comunidades produzem objetos que representam seu modo de vida e de seus antepassados, usando para isso os elementos naturais disponíveis em seu meio. A manufatura de peças em madeira, cerâmica, tecido, papel, fibras naturais, sementes e materiais recicláveis poderão ser trazidas ao alcance dos estudantes.

Ao realizar suas ações, o projeto KOMBO ARTE AFRO contribuirá diretamente para o fortalecimento da cultura na cidade, seja proporcionando as comunidades atendidas o acesso aos meios de cultura e lazer, como também a possibilidade do desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas. Tendo também como meta deixar um legado de fortalecimento das tradições culturais, compreendendo que assim será atingida indiretamente uma representativa parcela da população. 

Público alvo

Pretende-se acolher diretamente, como participantes das oficinas, crianças e adolescentes residentes da Estrutural que ao invés de acompanharem seus pais  no trabalho no lixão da Estrutural estarão envolvidas nas atividades oferecidas pelo projeto KOMBO ARTE AFRO. As oficinas serão também ministradas para crianças e jovens da Vila Telebrasília.

Objetivo

Preservar e valorizar a cultura afro-brasileira por meio do resgate do valor da herança cultural associados à música, à dança e à arte ampliando as oportunidades para as pessoas que compõem a diversidade e resgatando o acervo imaterial de cultura brasileira.

Objetivos Específicos

- Realizar oficinas de ritmos musicais tradicionais afro-brasileiros que tenham como desdobramento o alcance social necessário aos seguimentos em situação vulnerável construindo com os alunos instrumentos percussivos utilizados nos ritmos tradicionais brasileiros preservando assim a identidade cultural;

- Realizar oficinas de artesanato afro-brasileiro que tenham como desdobramento a oferta de condição para que os alunos possam produzir e divulgar materiais de artesanato;

- Possibilitar, por meio da prática da dança afro-brasileira, que os alunos adquiram um processo de identidade cultural e cidadania autônoma trabalhando a auto-estima dos participantes das oficinas, para que os mesmos possam fazer suas considerações positivas no relacionamento social.

- Propor como a culminância dos trabalhos a realização de manhã cultural, em forma de evento com apresentações de todas as atividades realizadas ao longo das oficinas e entrega de certificados aos participantes;