Pular para o conteúdo principal

Edições Anteriores

1º Edição - Vila Estrutural


A comunidade onde foram desenvolvidas as primeiras atividades do projeto foi a comunidade da Vila Estrutural, que é uma região do Distrito Federal. A comunidade da Vila Estrutural iniciou a partir de uma área de depósito de lixo chamada “Lixão da Estrutural” que começou, na década de 60, após a inauguração de Brasília e, poucos anos depois, surgiram os primeiros barracos de catadores de lixo próximo ao local. Atualmente a comunidade cresceu mas ainda tem como foco de subsistência o Lixão. A Vila Estrutural é considerada uma das regiões mais pobres do Distrito Federal, dado ao tipo de domicílio predominante na Região Administrativa que são os ‘barracos’ em sua maioria, os quais representam 55,1% do total dos imóveis.

A Vila Estrutural é a segunda maior área de invasão do Distrito Federal (só perde para Itapuã, perto do Paranoá), porém é considerada a invasão em condições mais críticas do DF. Os moradores da Vila sofrem com ruas estreitas e sem asfalto, carência de escolas e hospitais: há apenas uma escola de nível fundamental, a Escola Classe 01 da Vila Estrutural; e um posto de saúde, para atender a uma população estimada de 35 mil habitantes em 2005. Não há Corpo de Bombeiros para conter os constantes incêndios de barracos no local. 



2º Edição - Telebrasília


Situada no centro de Brasília e em área tombada. Na época, 350 famílias moravam na Telebrasília e restavam 60 lotes desocupados, que serão utilizados para a construção de equipamentos urbanos: escola, creche, setor de oficinas. Fica localizada na Avenida das Nações, próxima à Embaixada do Iraque.







Ações do Kombo Arte Afro junto ao Grupo Cultural Batukenjé na região administrativa do Varjão:

Carnaval de Rua para a Comunidade - Participação especial Grupo Chileno Klanzinho.